segunda-feira, 28 de abril de 2008

RAIO-X: NASCAR


Claro que Formula 1 e a IRL (Irndy Race League) são destaques mundiais no automobilismo, mas, uma categoria que tem maior aceitação do público mundial, é a Nascar.

A Nascar, principal categoria Norte-Americana, atraia mais espectadores e fãs do mundo. A Nascar é o esporte nº1 na América do Norte e o nº2 na preferência dos espectadores de televisão. As corridas são difundidas em mais de 150 países e em mais de 30 idiomas. A categoria acumula lucros sucessivos nos últimos anos e as brigas não estão restritas as pistas. Patrocinadores e empresas de TV travam batalhas para explorar a imagem da categoria. Pesquisas apontam 3 milhões de fãs, e as empresas que acompanham a categoria a anos (oca-Cola, Ford, General Motors, Molson Coors, Nationwide, Office Depot, Procter & Gamble, Sprint Nextel, entre outros) exploram novos meios de comunicação para atingir esses clientes. Segundo o instituto de pesquisa da Nascar os fãs consomem cerca de 8 horas de informações da Nascar por semana sob diversas formas. O endereço da Nascar na internet (nascar.com) atrai quase quatro milhões de visitantes/mês.

Nas pistas, a competição é ainda mais acirrada. Chevrolet, Ford, Dodge e agora Toyota duela pelas vitórias, que na maioria das corridas, é conquistada nos últimos metros. Atualmente, o líder da Sprint Series (principal categoria) é Jeff Burton, com um Chevy, seguindo pelo Toyota de Kyle Busch, pelo Chevy de Dale Earnhardt Jr. (filho do lendário Dale Earnhardt), do Toyota de Denny Hamlin e do Chevy do atual campeão Jimmie Johnson. Das 10 primeiras posições, cinco são carros da Chevy, três da Toyota e dois são representantes da Ford. A categoria investe em pilotos conhecidos de outras competições, como Juan Pablo Montoya (ex F-1), Dario Franchitti (ex-IRL) e Sam Hornish Jr. (ex-IRL). Equipes também foram adicionadas a categoria, como a ChipGanassi e a Penske, ex-IRL.

Após nove provas, a categoria apresenta seis diferentes vencedores, sendo Carl Edwards, com um Ford, vencedor em três provas. Edwards ocupa apenas o 10° lugar na classificação.

Ainda restam 19 provas regulares e 10 do playoff final. Muitas emoções ainda irão acontecer.

MN





Fontes: www.nascar.com e www.espn.com

Nenhum comentário: