domingo, 16 de agosto de 2009

ATLETISMO - QUAL O LIMITE PARA OS RECORDES?


Até onde vão os limites no atletismo mundial? Há recordes imbatíveis até hoje, como o salto com vara masculino, os 100m rasos feminino, os lançamento de martelo masculino, arremeso de peso masculino e feminino, 1500m femininos, 800m femininos, etc. Mas há recordes que parecem piada para os atuais "mega" atletas atuais.

A russa Yelena Isinbayeva, unânime a 5 anos, a cada temporada aumenta em média 2cm seu recorde mundial no salto com vara. Com isso, sua conta bancária aumenta a cada novo recorde. Estratégia ou superação? Observando a atleta atuando, não podemos responder essa pergunta, porém é possível perceber que ela pode mais. Qual será o limite para uma mulher saltar um sarrafo a mais de 5,05m, atual recorde de Isinbayeva?

Usain Bolt, jamaicano, atualmente super star dos 100m rasos . Hoje, em Berlim, estabeleceu um novo recorde mundial na prova: 9,58s. Esta marca é 0,09s mais rápido que seu recorde anterior, e 21s melhor que de Ben Johnson, que espantou o mundo em 1988 ao voar abaixo dos 9,80s, mas dopado. Quando olho Usaim Bolt correndo, sem aquelas roupas modernas coladas ao corpo, vejo que os 9,58s corridos não são o suficiente. Há espaço para um recorde mais baixo. Mas qual o limite? Será que esse limite tende a zero, como na matemática? Só o tempo dirá.
Usaim Bolt, 22 anos. Yelena Isinbayeva, 27. Será que os grandes atletas serão cada vez mais novos? E seus corpos, estarão prontos para tanto desgastes e pressão física?
Vejam o novo recorde mundo dos 100m rasos : http://www.youtube.com/watch?v=waVDe-zC3ZI

MN
"Aqui, o esporte é sem limites"

Nenhum comentário: